Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
iOS 17.5 está aqui, preparando o cenário para sideload no iPhone
iOS 17.5 está aqui, preparando o cenário para sideload no iPhone

iOS 17.5 está aqui, preparando o cenário para sideload no iPhone

Mas só se você mora na UE

A Apple lançou o iOS 17.5 para todos os iPhones compatíveis hoje cedo. Não há muitas mudanças voltadas para o usuário nesta versão mais recente do iOS, o que não é uma grande surpresa, já que estamos a apenas dois meses de nossa primeira olhada no iOS 18 .

Ainda assim, o iOS 17.5 será outra atualização monumental para alguns usuários do iPhone, já que a Apple está adicionando suporte para download de aplicativos diretamente da web. Depois de atualizar para o iOS 17.5, você poderá fazer o sideload de aplicativos no iPhone – desde que more na União Europeia.

Instalação de aplicativos via web (somente UE)

Após um anúncio em março , o iOS 17.5 apresenta a capacidade de baixar aplicativos diretamente dos sites dos desenvolvedores, em vez de usar uma loja de aplicativos. O primeiro beta 17.5 deu aos desenvolvedores a opção de hospedar seus aplicativos na web, enquanto o segundo beta permitiu que os usuários baixassem esses aplicativos em seus iPhones. É a mais recente mudança fundamental que a Apple fez em sua plataforma após decisões da Comissão Europeia que forçaram a empresa a permitir que os desenvolvedores administrassem suas próprias lojas de aplicativos de terceiros, oferecessem verdadeiros navegadores de terceiros, entre outras grandes mudanças.

Se você não usa iOS, baixar software de um site para usar em seu telefone não é uma experiência nova. A prática, conhecida como sideload, é bastante normal no Android e é essencialmente a melhor maneira de obter novos aplicativos em sistemas operacionais de desktop como Windows, Linux – e, sim, macOS. O sideload também chegará ao iPadOS em um futuro próximo – novamente apenas na UE.

A Apple tem resistido à prática no iPhone desde o início do iOS, alegando que o sideload coloca os usuários em risco. Embora haja alguma verdade nisso, já que a falta de supervisão convida pessoas mal-intencionadas a enganar os usuários para que instalem malware, existem muitos aplicativos legítimos que não existem em uma loja de aplicativos oficial. Contanto que os usuários sejam cuidadosos, eles poderão baixar programas com segurança.

Apple sendo Apple, mesmo após a implementação dessa mudança, você não poderá simplesmente baixar qualquer aplicativo antigo da Internet que desejar: a empresa está impondo restrições tanto aos desenvolvedores que podem oferecer este serviço, quanto aos aplicativos que pode ser vendido on-line. Além disso, os desenvolvedores ainda precisarão oferecer uma parte de seus ganhos à Apple, para que todo o processo não fique tão distante do que acontece na App Store. Ainda assim, é um passo na direção certa – pelo menos para os usuários na UE. Nada nas políticas de download de aplicativos da Apple muda fora da Europa.

Apple News+ recebe algumas mudanças

Para o resto de nós fora da UE, ainda haverá mudanças divertidas que farão com que valha a pena instalar o iOS 17.5 imediatamente. O Apple News+, em particular, recebe algumas atualizações: se você pagar pelo Apple News, agora terá um novo jogo para experimentar: Quartiles. Neste jogo, os jogadores escolhem peças contendo duas ou três letras cada para construir palavras, que podem ser compostas de uma a quatro peças. Por exemplo, você pode ver as peças “arte”, “ist”, “ic” e “aliado”, que você pode jogar para criar a palavra “artisticamente”. Se você pagar pelo Apple News+, poderá adicionar este jogo à sua lista de jogos baseados em notícias, incluindo Wordle e Connections .

Outra novidade no Apple News+ é o modo offline, que extrai conteúdo do feed Hoje e da guia News+ localmente para o seu iPhone. Dessa forma, você pode conferir as atualizações diárias quando estiver sem conexão com a Internet, como ao embarcar em um voo. Além disso, agora há uma seção de placar em News+ Puzzles, para manter o controle sobre suas estatísticas em quartis, palavras cruzadas e mini palavras cruzadas.

Detectando rastreadores de localização indesejados

Depois de se associar ao Google, a Apple está lançando um novo padrão para detectar rastreadores Bluetooth em várias plataformas: Detectando Rastreadores de Localização Indesejados . Com este padrão, qualquer iPhone com iOS 17.5 e qualquer dispositivo Android com Android 6.0 ou mais recente será capaz de identificar um rastreador Bluetooth desconhecido e alertá-lo com uma mensagem “[Item] encontrado em movimento com você”.

De acordo com a Apple, se você receber essa mensagem no seu iPhone, significa que o AirTag, o acessório Find My ou
“outro rastreador Bluetooth compatível com especificações da indústria” de alguém está com você. O alerta virá com instruções sobre o que é o rastreador, como reproduzir um ruído para localizá-lo e como desativá-lo.

Outras mudanças no iOS 17.5

Embora o iOS 17.5 seja uma pequena atualização, existem alguns novos recursos que você pode conferir . O widget Podcasts agora mudará de cor para refletir tudo o que você está ouvindo, em vez da cor roxa padrão dos próprios Podcasts, e há um novo ícone para o menu Acesso por senha para navegadores da Web em Privacidade e segurança . A partir da segunda versão beta , você encontrará uma dica no aplicativo Notas apontando para recursos como tags e listas de verificação, enquanto o aplicativo Livros tem um novo atalho para a seção Metas de leitura.

MacRumors encontrou recursos no código 17.5 que podem estar no horizonte, incluindo um botão “Bloquear todos os participantes” no FaceTime, um menu Battery Health para iPads e referências ao novo Apple Pencil e seu recurso “squeeze” .