O Android 15 traz algumas novas mudanças ao ecossistema.
Durante a grande palestra do Google I/O de ontem , o Google falou sobre um punhado de novos recursos de IA chegando ao Android , incluindo uma nova mudança no Circle to Search , bem como proteções contra golpes baseadas em IA. Um dia depois, o Google tem uma série de novos anúncios do Android 15, começando com a revelação de que o Android 15 beta 2 já está disponível.
O Android 15 beta 2 está disponível em vários smartphones
Os betas do Android tradicionalmente começam no Pixel, mas com o beta 2, muitos usuários de smartphones podem experimentar o Android 15 mais cedo. A versão beta já está disponível em Pixel, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Sharp, Realme, Techno, Vivo, Xiaomi e Honor. Se você tiver um smartphone compatível, experimente o beta se quiser experimentar esses novos recursos . (Saiba apenas que o software beta não foi concluído, então há o risco de bugs e perda de dados.)
Espaço privado
O Google chama o “espaço privado” de “cofre digital dentro do seu telefone” e por um bom motivo. O recurso fica na parte inferior da gaveta do seu aplicativo e requer uma segunda camada de autenticação para ser acessado. A partir daqui, você pode adicionar os aplicativos que desejar, para que não apareçam na tela inicial ou na gaveta de aplicativos. Pense em aplicativos de saúde, bancos ou até mesmo em alguns aplicativos de mensagens: o espaço privado oculta o ícone do aplicativo, seus dados e até mesmo suas notificações. Se você quiser, o espaço privado pode ficar totalmente invisível, embora não esteja claro onde ele ficaria neste caso.
Acesso às fotos selecionadas
Quando você concede a um aplicativo acesso parcial à sua mídia, isso significa que ele pode ver apenas um número selecionado de fotos e vídeos da sua biblioteca. O Google está possibilitando com o Android 15 beta 2 o acesso apenas às mídias selecionadas recentemente. Dessa forma, aplicativos que pedem fotos e vídeos com frequência podem capturar esses itens rapidamente, sem que você precise ajustar constantemente as permissões.
As senhas de uso único agora estão ocultas das notificações
Este é um ótimo recurso de segurança no Android 15: o malware tende a depender de notificações OTP para roubar esses códigos e invadir suas contas. A partir de agora, os códigos ficarão ocultos na maioria das notificações, então você precisará tocar para ver qual é o seu OTP. O Google também afirma que está expandindo as configurações restritas que exigem a aprovação do usuário ao instalar aplicativos da web.
O compartilhamento de tela é mais seguro
Quando você compartilha sua tela no Android 15, o sistema operacional oculta automaticamente notificações e OTPs. Ele também ocultará a tela quando você inserir sua senha e informações de cartão de crédito e, em breve, mais telefones terão a capacidade do Pixel de compartilhar a tela de um aplicativo específico, em vez de toda a tela de uma vez. Além disso, o Google está adicionando um ícone de compartilhamento de tela mais óbvio que facilita a desativação do compartilhamento a qualquer momento.
Atualizações de segurança celular
O Google agora irá avisá-lo se sua rede celular não estiver criptografada, o que pode permitir que pessoas mal-intencionadas ouçam chamadas e leiam seus textos SMS. Além disso, o Google alertará usuários em risco, como jornalistas, se uma base de celular ou ferramenta de vigilância falsa estiver sequestrando sua localização.
Multitarefa atualizada em telas grandes
O Google tem trabalhado em uma experiência Android otimizada para tablets nos últimos anos. Com o Android 15 beta 2, agora você pode fixar a barra de tarefas na tela para acessar rapidamente aplicativos e combinações de aplicativos em tela dividida.
Escolha como você será abordado
Em breve, o Android permitirá que você escolha o gênero pelo qual gostaria de ser abordado, em idiomas de gênero. O Google testou esse recurso primeiro em francês, mas em breve estará disponível em outros idiomas de gênero. Você pode escolher entre não personalizado, feminino, masculino ou neutro.
Salvando itens na Carteira virtual do Google a partir de uma foto
O Android 15 está facilitando ainda mais a adição de passes à Carteira virtual do Google: o Google diz que em breve você poderá tirar uma foto de qualquer passe – digamos, um ingresso, uma academia, um cartão de biblioteca, etc. passe que você pode salvar na Carteira virtual do Google. Ele se junta à capacidade de salvar itens digitais contendo códigos de barras e códigos QR.
Conteúdo AR no Google Maps
O Google está lançando conteúdo de realidade aumentada no Google Maps com Android 15: eles estão começando com experiências de AR para Cingapura e Paris e provavelmente adicionarão mais cidades à medida que avançam. O Google quer que você use conteúdo de RA para aprender mais sobre um local específico, o que tem mérito: se você puder apontar a câmera do seu telefone para um prédio na cidade que está visitando e aprender mais sobre ele, isso é muito legal (mas pode desencadear um uma espécie de crise existencial para os guias turísticos).
A integração do Google está se expandindo
O Google diz que o Google integrado está chegando a mais carros, como o Acura ZDX e o Ford Explorer. Built-in adiciona aplicativos do seu telefone à tela integrada do seu carro, e o Google diz que os desenvolvedores estão tornando mais aplicativos compatíveis com o serviço.
Além disso, o Google Cast chegará aos carros com Android Automotive OS, começando com Rivian nos “próximos meses”. Você pode transmitir vídeos do seu dispositivo para a tela do carro, o que parece ótimo para os passageiros e traiçoeiro para o motorista.
Google TV agora tem Gêmeos
O Google TV agora usa o Gemini para sugerir conteúdo para você assistir. Isso inclui descrições geradas por IA com base em seu histórico de exibição e nas “preferências do ator”. Legal. Um uso melhor para esta tecnologia é em descrições ausentes ou não traduzidas: sempre que o sistema se depara com essa situação, que pode ter deixado você preso no passado, a IA preenche as lacunas.
RCS está vindo para o Japão
A Apple não é a única a receber suporte RCS este ano : o Google diz que o Japão também está recebendo o protocolo. Os detalhes são poucos no momento, mas em breve, os usuários do Android no Japão poderão aproveitar as vantagens da criptografia ponta a ponta do RCS, fotos e vídeos de alta resolução e bate-papos em grupo funcionais. (Esse último não deveria ser um “recurso”, mas, bem, aqui estamos.)
Encontre Meu Dispositivo está se expandindo
O serviço Find My Device do Google é um concorrente digno do Find My da Apple, aproveitando a grande comunidade Android para ajudar a localizar seus itens perdidos. No final deste mês, o Google diz que você poderá encontrar coisas usando rastreadores da Chipolo e Pebblebee . Ainda este ano, empresas como eufy, Jio e Motorola também ingressarão no ecossistema Find My Device.
Bloqueio de detecção de roubo (chegando ainda este ano)
Aqui está um uso positivo para IA: o bloqueio de detecção de roubo, que chegará em algum momento no final deste ano, detectará se seu telefone foi roubado, procurando por “movimento de roubo”. Como exatamente isso funciona não é óbvio, mas o Google diz que se o seu telefone detectar que foi roubado e um ladrão tentar correr, andar de bicicleta ou ir embora, o Android se bloqueará.
Proteção em tempo real contra aplicativos fraudulentos (chegando ainda este ano)
A fraude é um problema real no Android. Embora o Google tenha proteções para rastrear aplicativos antes que eles cheguem à Play Store, muitos aplicativos maliciosos ainda escapam . O Google anunciou hoje que, ainda este ano, o Google Play Protect usará IA no dispositivo para identificar aplicativos que possam ser fraudulentos ou envolvidos em phishing. O Play Protect reportará qualquer comportamento suspeito ao Google, e a empresa irá avisá-lo ou retirar o aplicativo por completo.
O Google diz que esse recurso chegará ao Pixel, Oppo, Honor, Lenovo, OnePlus, Nothing, Transition e Sharp ainda este ano.
Mudanças no Wear OS 5
O Google diz que o Wear OS está prestes a se tornar mais eficiente em termos de energia: correr uma maratona ao ar livre consumirá 20% menos energia do que com o Wear OS 4. Além disso, seus aplicativos de fitness terão pontos de dados como tempo de contato com o solo, comprimento da passada e vertical oscilação, que é uma medida de como você se move verticalmente em cada passada de sua corrida. (Divulgação completa: eu tive que pesquisar isso .)
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.