Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Google

Google acaba de anunciar cinco novos recursos de IA que chegarão à pesquisa

Prepare-se para mais recursos de IA.

Quando você pensa no Google Search, provavelmente é um conceito simples: você abre o Google, digita uma pesquisa e rola pelos resultados — evitando anúncios e spam ao longo do caminho. Mas o pão com manteiga do Google é, na verdade, mais do que apenas seu mecanismo de busca básico. Você pode “pesquisar” perguntas e consultas de várias maneiras, em uma variedade de produtos e serviços. O Google continua a atualizar e aprimorar essas opções, e o anúncio de hoje é apenas o desenvolvimento mais recente. Aqui estão cinco novos recursos que chegarão ao Search a partir de hoje.Círculo para procurar música

O Circle to Search está disponível desde o início deste ano e permite que você, literalmente, circule itens na tela do seu telefone para iniciar uma Pesquisa do Google para eles. É um recurso interessante e que está recebendo uma atualização útil: agora, você poderá procurar uma música que esteja tocando usando o Circle to Search.

Você pode usá-lo ativando o Círculo para Pesquisar (pressione longamente o botão Início ou a barra de navegação) e, em seguida, tocando no novo botão de música para pesquisar músicas que estejam tocando no seu telefone ou ao redor dele. Músicas compatíveis também aparecerão como links do YouTube se você quiser acessar a música completa também.

Na verdade, isso não é novidade: o Google vem testando esse recurso desde agosto e começou a lançá-lo primeiro com a série Galaxy S24. Mas é legal ver que ele está sendo lançado para mais dispositivos em geral agora. Embora você tenha conseguido fazer isso usando o aplicativo principal do Google e o aplicativo do YouTube , é um atalho útil para qualquer pessoa que use o Circle to Search de qualquer maneira.Resultados de pesquisa organizados com IA

Por mais que eu queira que o Google pare de injetar recursos de IA na pesquisa, a empresa está avançando com pouca ou nenhuma reserva. Um exemplo: o Google agora está lançando resultados de pesquisa organizados por IA que agrupam seus resultados em categorias relevantes.

O Google diz que esse lançamento inicial foca primeiro em “consultas de inspiração para receitas e refeições”, o que faz sentido, eu acho. Se você está procurando ideias para um jantar, por exemplo, pode ser útil agrupar resultados variados em uma estrutura coesa para uma receita final. Isso é pura especulação, mas talvez você veja primeiro algumas receitas diferentes e, depois, abaixo delas, os ingredientes necessários para cada uma. Talvez a partir daí, você possa encontrar lojas que vendam o que você está procurando. Isso pode, potencialmente, economizar tempo e tornar mais fácil experimentar um novo prato que você estava pensando.Na prática, veremos como isso realmente acontece. O AI Overviews, por exemplo, foi um desastre quando foi lançado , a ponto de eu evitar ativamente os resultados gerados pela IA da empresa quando faço uma pesquisa. Na verdade, há maneiras de fazer o Google mostrar os bons resultados de pesquisa novamente e evitar a desleixo da IA ​​por completo. Mas sim, claro: continue adicionando IA à Pesquisa, Google.

Interaja com o Google Lens usando sua voz

Por anos, o Google Lens tem sido uma maneira útil de pesquisar imagens que você tira com seu smartphone. Usando o Lens, você pode tirar uma foto de uma planta e aprender mais sobre ela, ou copiar texto de uma imagem usando OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e colá-lo em outro lugar.

Agora, o Google está lançando um novo recurso que permite que você dite solicitações ao Google Lens usando sua voz. O Google diz que você pode simplesmente segurar o botão do obturador no Lens e perguntar o que quiser. Em vez de tirar uma foto, digitalizá-la e esperar obter os resultados desejados, você pode apontar sua câmera para uma planta e perguntar ao Google qual espécie ela é, quanto custa uma normalmente e como cuidar dela.

O Google também está destacando um recurso existente que permite adicionar texto a essas pesquisas para refinar o que você está procurando. Se você gosta de uma bolsa, por exemplo, mas quer uma cor diferente, adicione a palavra “azul” ou “vermelho” à sua pesquisa para ver se o Google consegue encontrar o item na cor que você prefere.

Use o Lens para pesquisar com vídeo (Search Labs)

Em uma nota semelhante, agora você pode compartilhar vídeos com o Lens para pesquisar, desde que esteja inscrito nos experimentos “Visões gerais de IA e mais” do Search Labs. O recurso está atualmente em testes, então pode não funcionar exatamente como pretendido ainda, mas se você optar, pode tentar pesquisar um vídeo gravado diretamente no Lens.Assim como pesquisar com sua voz, você pode usar esse recurso mantendo o botão do obturador pressionado para gravar um vídeo enquanto faz uma pergunta em voz alta. O modelo de IA do Google processará o vídeo e sua pergunta e retornará o resultado como uma Visão Geral de IA. (Fantástico.) Em teoria, no entanto, parece que pode ser útil: se você tiver uma pergunta sobre algo, digamos, por que a tela do seu tablet está piscando, você pode gravá-la, fazer a pergunta ao Lens em voz alta e, com sorte, encontrar uma resposta mais precisa do que uma pesquisa padrão do Google teria retornado.

O Lens agora torna mais fácil gastar seu dinheiro

Outro novo recurso do Lens é sobre tornar as compras mais simples: quando você tira uma foto de um produto com o Lens, seu telefone agora exibirá uma página de resultados organizada de informações relacionadas à compra do produto: você verá avaliações, os preços que diferentes varejistas vendem o item e links para ir às compras daquele item. Isso funcionará com o Circle to Search também, para que você possa pressionar longamente o botão Home ou a barra de navegação, circular um produto que você vê na tela e aprender mais sobre ele.