Seu telefone saberá se foi roubado e agirá de acordo.
O Android 15 está em desenvolvimento na sede do Google e há muitas mudanças pelas quais esperar. Mas, na minha opinião, a melhor parte das futuras atualizações do Android não são alguns novos recursos chamativos: em vez disso, estou mais animado com esses novos recursos de segurança que devem tornar os telefones Android de todos mais seguros.
Espaço privado
“Espaço privado” é um novo recurso de segurança do Android 15 que permite ocultar aplicativos que contêm informações confidenciais da tela inicial ou da gaveta de aplicativos. Esta é uma mudança incrível : quer você esteja entregando seu telefone desbloqueado a um amigo ou alguém quebre seu PIN e bisbilhote seus aplicativos, todos os programas que você designar para o espaço privado ficarão ocultos.
Esta é uma ótima ideia para aplicativos financeiros, como aplicativos bancários e de transferência de dinheiro, mas também para aplicativos que contêm informações privadas. Talvez você queira manter determinados aplicativos de mensagens fora de vista ou um aplicativo de arquivos específico da sua tela pública.
Melhor ainda, as notificações de aplicativos que você coloca em seu espaço privado também ficam ocultas. Dessa forma, ninguém verá quando alguém lhe enviou uma mensagem se o aplicativo de mensagens estiver em um espaço privado, nem verá nenhum alerta do seu banco.
Por padrão, o espaço privado fica na parte inferior da gaveta do aplicativo, mas você também pode optar por ocultá-lo totalmente. De qualquer forma, você pode definir um novo PIN para espaço privado separado da senha do seu telefone. Dessa forma, mesmo que alguém invada seu Android, não saberá o PIN do espaço privado e todos os aplicativos nele contidos estarão protegidos.
Bloqueio de detecção de roubo
Devo dizer que o Google realmente aumentou a aposta com o Bloqueio de detecção de roubo: esse recurso pode detectar quando alguém tira seu Android da sua mão e corre, anda de bicicleta ou sai dirigindo com ele. Na verdade, o Google trabalhou para descobrir cada “movimento comum associado ao roubo” a fim de construir esse sentido no Android.
Depois que seu Android detecta um roubo, ele se bloqueia automaticamente. Na maioria das vezes, os ladrões precisam do seu Android desbloqueado para acessar o telefone e seus dados. A menos que eles sejam astutos o suficiente para identificar seu PIN antes de pegar o telefone, um telefone bloqueado é essencialmente inútil.
Se um ladrão conseguir roubar seu telefone sem ser detectado, o Android tem algumas outras ferramentas este ano: se o ladrão desconectar o telefone da Internet, a proteção contra roubo pode entrar em ação e bloquear o telefone. Se eles não conseguirem inserir seu PIN muitas vezes ao tentar acessar configurações confidenciais, o telefone também será bloqueado.
Este também não é exclusivo do Android 15: contanto que você esteja executando o Android 10 ou mais recente, você pode acessá-lo.
Bloqueio de autenticação, à la Apple
O Google está adicionando um dos melhores recursos de segurança da Apple ao Android este ano: bloqueio de autenticação. Essa medida de segurança garante que, mesmo que um ladrão consiga forçar uma redefinição de fábrica no seu Android roubado, ele não conseguirá prosseguir com a configuração sem fornecer as credenciais da Conta do Google conectada ao dispositivo. (Agora que o Android tem bloqueio de autenticação, aliás, pode haver um aumento de golpes comuns em telefones e dispositivos roubados . Não caia nessa.)
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.